EU TÔ ou EU TOU? Qual é o certo?

Resposta curta: Em Portugal, só se usa "tou". No Brasil, os dois são usados; "tô" é mais comum, mas "tou" é mais recomendável.

Resposta longa: 
A maioria dos brasileiros escreve "tô", inclusive em publicações impressas. Em Portugal, por outro lado, ninguém pensa em escrever "tô": tou é a única forma conhecida. Por quê? Seria porque eles pronunciam o U, ao contrário dos brasileiros? A resposta está justamente no contrário: eles pronunciam ainda menos que nós. 

Em fala relaxada, os brasileiros não pronunciam o U de palavras como roubou. Só pronunciam numa fala tensa, seja quando estão lendo diretamente de um texto, seja quando estão falando com muita ênfase. A palavra ou, por exemplo (e que exemplo é melhor?), é normalmente falada /ô/, mas se ouve /ou/ quando é falada de forma lenta e enfática. A expressão ou seja parece ser falada assim sempre. O U também é sempre ouvido na forma inteira estou, porque essa palavra só é ouvida em situações de muito monitoramento ou influência da escrita.

Já com os portugueses a história é outra. Eles falam estou sempre /estô/, ou sempre /ô/, roubou sempre /robô/, não importa o grau de monitoramento. (A exceção é a região norte do país, onde, ao contrário, falam sempre /estou/, /ou/, /roubou/, não importa o quê.) 

A lógica então é essa: se um brasileiro escreve "tô", é porque ele acha que, se escrevesse "tou", o leitor poderia se enganar e pronunciar o U. Um português, ao contrário, não tem a menor chance de pronunciar esse U, por isso escreve "tou" mesmo, uma derivação mais natural a partir de "estou" e que combina com sou e dou (já que que ninguém escreve e em país nenhum)

Faça a sua escolha. Recomendo tou.

19 comentários:

  1. Sou Portuguese. Gostei da explicacao. Forca nisso! Abc

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. A ideia de conversar virtualmente com alguém e digitar "tou" é um pouco estranha, uso "to" ou "tô", pode estar errado, mas é o que uso normalmente. :)

      Excluir
    2. Estou é escroto pra usar na internet, pensa ai "estou puto"

      Excluir
  3. Ótima explicação!!! Sou usava "tô", mas a partir de agora vou usar "tou".

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre usei "tou". Ao meu ver seria o mais natural, já que seria uma abreviação do "estou". Mas achei engraçado que os corretores ortográficos sempre apontam "tou" como errado, sugerindo alterar para "tô", já notaram? Foi inclusive isso que me deixou curioso pra checar a opinião de outras pessoas e caí aqui.

    ResponderExcluir
  6. Interessante, Eu jurava que era errado escrever "tou"

    ResponderExcluir
  7. Gostei. Obrigado pela informação; bons estudos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Só escrevia tô. Mais agora vamos mudar para tou
    😅
    Ótima explicação

    ResponderExcluir
  9. Sempre usei tou justamente por causa da derivação. Acho tô esquisito.

    ResponderExcluir
  10. Sempre escrevo ou digito, tou, pq acompanho a palavra estou.exemplo: estou bem,ou,tou bem.

    ResponderExcluir
  11. Engraçado como p brasileiro é imitador de outros idiomas. Pelo que sei, tou e tô não estão corretos, nas ja como em algum outro país se usa tou, vamos nós imitalos. Sempre usei TÔ e sei q na escrita o correto seria ESTOU. Qual o sentido da discussão sobreo duas palavras q são apenas uma forma informal de falar??

    ResponderExcluir
  12. Na verdade, o autor digitou, digitou, mas não convenceu.....precisa explicar q estas palavras, "tô, tou" devem ser usadas informalmente ou numa conversa de aplicativo, por exemplo, senão as pessoas as colocam numa redação ou num documento formal e vão levar "fumo".

    ResponderExcluir