Resposta a Cristovam Buarque

Neste vídeo, aos 9 minutos e 30 segundos, o senador Cristovam Buarque conta que uma vez se enganou e escreveu "proporsão" com S. Ele diz que já esqueceu novamente e até agora não sabe se é com S ou com Ç. O contexto: discussão no Senado de uma possível simplificação do Acordo Ortográfico assinado com Portugal.



Ele usa o exemplo como argumento: "Tinha que ter um jeito da gente saber logicamente, todas as palavras seriam ou com Ç, ou com S. O /sãw/ tinha que ser escrito ou com Ç, ou com S. Uma só grafia."

Cristovam Buarque está errado. No Brasil, a palavra proporção podia mesmo ser escrita "proporsão", porque, para nós, o Ç e o S soam iguais. No entanto, a língua portuguesa não é só do Brasil: existem regiões no norte de Portugal onde o Ç e o S ainda soam diferentes. Para essas pessoas, não existe nada menos "lógico" do que escrever "proporsão". Por outro lado, eles iam achar muito "lógico" escrever "Cristobam Vuarque", porque, no dialeto deles, B e V têm o mesmo som, assim como Ç e S no nosso. 

Entendeu agora, senador? As irregularidades na escrita são inevitáveis, porque a ortografia precisa valer tanto para nós quanto para os portugueses do norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário