ZUANDO ou ZOANDO? Qual é o certo?


Fui procurar "zoando" no Google e ele me deu uma resposta blasfematória: "Você quis dizer: zuando". Só pode estar zoando com a minha cara.

Infelizmente, "zuando" rende quase o dobro de resultados que a grafia correta, "zoando". 


Para que se escrevesse "zuando"teria que ser "ele *zua, eu *zuo". Como a gente diz "ele zoa, eu zoo", escrevemos zoando. 


ZO + A = ZOA
ZO + ANDO = ZOANDO

O radical do verbo é "zo". Em formas rizotônicas como zoa, zoam, zoo, o O soa forte e não pode se confundir com U. Já em formas arrizotônicas como zoar e zoando, a tonicidade se desloca para fora do radical e o O fica fraco, podendo soar como U. Mas continua sendo um O. 





2 comentários:

  1. Olá como vai ? Sim, mas dê uma olhada neste link: https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/zoar/zuando/

    Não acha estranho ?

    Abraços,

    ResponderExcluir