Como é que se escreve: VIADO ou VEADO?

Escrever "viado" está sempre errado, a não ser que você queira se referir a um "tecido de lã, com riscas ou veios". É assim que o dicionário Houaiss define o adjetivo e substantivo viado, datado do ano 1340.

A palavra chula veado, usada em referência a homossexuais masculinos, apareceu como sentido figurado do nome do animal. Em Portugal e na maior parte do Brasil (se não em todo ele), a letra E da palavra é pronunciada como se fosse I. Essa transformação de /e/ átono em /i/ é especialmente comum em português quando o E vem antes de vogal: veado, passearcontemporâneo, leão, compreender


Nem por isso se deve escrever a palavra como "viado", que é um erro de ortografia. O porquê desse erro ser tão comum é explicável: nós ouvimos palavrões o tempo todo, mas quase nunca os lemos. Em consequência, pouca gente aprende a escrita correta. Isso explica por que vemos tantos palavrões escritos errados nas pichações escolares e nas seções de comentários na internet. Muita gente estudada escreve *cú ou *buceta, quando o correto é cu e boceta. É que essas pessoas já leram muitos livros, mas nenhum deles continha essas palavras. 


Por que então a palavra veado no sentido de cervídeo não é jamais escrita errada? Já há até uma convenção informal: veado é o bicho, *viado é o homem. Já grafaram *viado até em legendas de filme. E existe gente que insiste que o certo é "viado" porque a origem da palavra seria desviado ou transviado. Como nunca houve evidência disso, podemos dizer: é FALSO. Isso se chama etimologia popular. Quando a etimologia proposta soa óbvia demais, quase sempre se encaixa nisso. É o mesmo caso de forró, que, reza a lenda, viria de "for all". Nunca vamos saber quem inventou essas bobagens, porque poderia ser qualquer pessoa; não é preciso ter estudado nada para fazer conexões superficiais como essas. 


Então por que a palavra veado costuma ser escrita certo quando o sentido é de cervídeo? Porque é mais comum ler a palavra com esse sentido em livros e revistas, que têm revisão ortográfica e jamais errariam a grafia de veado. Em contraste, quando se  o insulto tabu, é quase sempre uma situação informal: seções de comentários na internet, carteiras escolares, boxes de banheiro... Nessas situações, pouca gente toma cuidado com a ortografia e escreve *viado sem medo.


Mas mesmo quem tenta escrever corretamente lê *viado escrito sempre assim na pena dos xingadores e pode seguir o exemplo, achando que é o correto. Imitações desse tipo é que criam uma ortografia. "Veado bicho, viado homem" virou uma espécie de convenção, tanto que já foi flagrada em escrita ortograficamente cuidada. Mas é errada.  Não se trata só de um erro de ortografia, que na língua tem potencial para virar correto um dia. É também um erro objetivo: não são duas palavras diferentes, mas uma só. O certo é sempre veado, a não ser que você esteja se referindo a um tecido de lã com riscas ou veios. 


Atualização 03/10/2019 - Desde que escrevi este artigo, que fez muito sucesso, mudei ligeiramente de posicionamento. A grafia "viado" é tão consolidada no Brasil que lutar contra ela me parece fútil. Seu domínio é tal que se tornou possível a um redator bem-informado optar por ela em vez de "veado" com o específico fim de seguir a convenção social, o que torna filosoficamente problemático classificar tal conduta de "erro ortográfico". Mantenho, contudo, a posição de que a origem do termo está no cervídeo, e não nas palavras "desviado" ou "transviado". Aproveito para justificar a afirmação: uma regra da linguística é que, quando ocorre na língua mudança sonora, ela tende a afetar todas as palavras relevantes. E, até onde eu saiba, não há exemplos de outras palavras iniciadas por "des" ou "trans" que tenham perdido estas partículas. Ao contrário, há casos em que o tempo acrescentou a partícula "des", mesmo ela sendo absolutamente redundante: penso especificamente em "desinquieto", que é sinônimo de "inquieto". Isso sugere fortemente que a origem de "viado" está mesmo numa analogia com o animal saltitante, como, aliás, também pensam nossos dicionaristas mais renomados. 

19 comentários:

  1. VIADO não tem nada a ver com VEADO (animal) e não é apenas o homossexual masculino, mas, também, o homossexual feminino. VIADO é a redução de TRANSVIADO (aquele que transgrediu as regras existentes na sociedade: entende-se por casal, a união de um homem e uma mulher, e não, dois homens ou duas mulheres). Para aqueles que não sabem o que quer dizer REDUÇÃO, trata-se de uma palavra mais curta que quer dizer a mesma coisa que a outra. A redução das palavras é formada de várias maneiras: 1 - Com alguns fonemas do início da palavra (Cris, de Cristina; Foto, de Fotografia); 2 - Com alguns fonemas do fim da palavra (Tina, de Cristina; Zé, de José); 3 - Juntando-se fonemas do início e do fima da palavra e desprezando os fonemas do maio (Cia, Ltda, Peo, Puta); 4 - Desprezando fonemas aleatoriamente (Beto, de Roberto); 5 - Desprezando alguns fonemas e acrescentando outros (Bia, de Maria; Chico, de Francisco; Dão, de João; Neco, de Manoel);

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. É preciso entender, porém, que TRANSVIADO ou VIADO não se refere apenas a homossexuais. Transviado é quem transgrediu as regras que lhe foram ensinadas. O melhor sinônimo de Transviado é Meio Rebelde - Aquele que não segue as normas que lhe foram ensinadas. Por exemplo, é um TRANSVIADO, também, o filho que foi criado de acordo com as normas dos pais dele (chamando a sua mãe de mamãe, chamando o seu pai de papai, sendo proibido de usar qualquer droga, mas que, a partir de uma determinada idade (ainda que seja a partir dos 50 anos), ele não chama mais a sua mãe de mamãe, não chama mais o seu pai de papai, e usa todo tipo de droga.

      Excluir
    4. É preciso entender, porém, que TRANSVIADO ou VIADO não se refere apenas a homossexuais. Transviado é quem transgrediu as regras que lhe foram ensinadas. O melhor sinônimo de Transviado é Meio Rebelde - Aquele que não segue as normas que lhe foram ensinadas. Por exemplo, é um TRANSVIADO, também, o filho que foi criado de acordo com as normas dos pais dele (chamando a sua mãe de mamãe, chamando o seu pai de papai, sendo proibido de usar qualquer droga, mas que, a partir de uma determinada idade (ainda que seja a partir dos 50 anos), ele não chama mais a sua mãe de mamãe, não chama mais o seu pai de papai, e usa todo tipo de droga.

      Excluir
  2. NA APRESENTAÇÃO DO MEU LIVRO, PÁGINA 07, LÊ-SE:
    NELSON S. LIMA, PhD e Presidente do Instituto da Inteligência, dirigindo-se a estudantes, disse: “Se você não tem nada de especial quando se candidata a um emprego significa que muitos outros concorrentes podem ter algo mais a oferecer. Talvez saibam falar melhor. No futuro será cada vez mais assim.”
    Como autor do Projeto Cultural FÁLÁR + LÊR = ÊSCRÊVÊR (canta-se, fala-se e lê-se como se escreve), meu grande objetivo é dizer aos milhões de crianças, jovens e adultos, que são os atuais e futuros pais, professores, padres, pastores, atores, cantores, âncoras e repórteres, que o Regionalismo, o Dialeto e os vários sotaques da nossa ou de qualquer outra língua não precisam ser ensinados nas escolas, nas músicas, nas reportagens, etc., porque já são ensinados nas esquinas, nas fazendas e nos grupos ou galeras de farras, festas, praias, bate-papos, etc. Nas escolas e nos programas de rádio e de televisão, principalmente os gravados, como filmes, novelas e telejornais, e, nas músicas, a linguagem empregada (ensinada) deve ser a Língua Portuguesa Padrão e Correta (exceto quando houver a intenção clara de representar um personagem matuto). Isto contribuirá muito com a educação de jovens e crianças, pois pronunciar as palavras corretamente ajuda a escrevê-las corretamente. Por exemplo, os inícios das palavras em que se escrevem D,E,S pronunciam-se dês (dêscaso) e os em que se escrevem D,E,Z pronunciam-se déz (dézembro); com quatro exceções, apenas – o nome da letra ESSE (S), os pronomes ESSA e ESTA, e o Ponto Cardeal ESTE (E) – os inícios das palavras em que se escrevem E,S ou E,X- são pronunciados ês (êsforço ou ês-marido) e os em que se escrevem EX ou HEX são pronunciados éx (éxemplo, éxercício, éxcelência, éxtra, éxtrato, héxa,...). Portanto, a criança e o adulto que falam errado acabam por escrever errado, principalmente aquelas palavras que raramente ousam escrever. O melhor mesmo é treinar a pronúncia correta das palavras. Eis alguns link interessantes: 1) https://www.facebook.com/nossosviciosemauscostumes/?pnref=story
    2) https://www.facebook.com/nossosviciosemauscostumes/photos/pb.712449948782516.-2207520000.1448762631./1176773965683443/?type=3&theater
    3) https://www.facebook.com/nossosviciosemauscostumes/photos/pb.712449948782516.-2207520000.1448762631./1157652227595617/?type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão. viado vem de "desviado" (na acepção religiosa) ou de "transviado" (na acepção moral), termos que eram usados para se referir ao homossexual. Em referencia ao animal, o termo é "veado". Em referência ao homossexual, de modo pejorativo, o termo é "viado". Nada a ver com o animal "veado".

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Deduco que a palavra VIADO venha de ''transviado'', tendo, porém, conotação direta somente ao homossexual masculino na forma reduzida. O termo jamais será associado a toda e qualquer pessoa que transgride regras sociais porque foi e continua sendo relacionado, na linguagem popular, ao homossexual masculino.

    ResponderExcluir
  5. Viado é corruptela de transviado sim, igual você, que é corruptela de vossa mercê. A tentativa de erradicar essa teoria é simplesmente para camuflar que homossexuais são realmente transviados. Esse mundo moderno quer enfiar goela abaixo da sociedade que o homossexualismo é normal. Mesmo quem não é homofóbico sabe que ser gay é errado, só aceita por humanismo. Já a palavra buceta, com u, provavelmente deve ser o diminutivo de buço, assim como punheta é diminutivo de punho. Note-se que em português o diminutivo com -eta é formador de pejorativos, do contrário se usaria -inho. E boceta com o, é uma caixinha. Já ouviram falar da boceta de Pandora??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não por acaso, o autor desse blog é um "pseudo". viado vem de "desviado" (na acepção religiosa) ou de "transviado" (na acepção moral), termos que eram usados para se referir ao homossexual. Em referencia ao animal, o termo é "veado". Em referência ao homossexual, de modo pejorativo, o termo é "viado". Você está certo!

      Excluir
    2. Desde os tempos do Colégio eu entendo que viado-quando se refere ao homossexual masculino- refere se a um antigo tecido de linho, no qual, havia listas chamadas de vias,daí,passou-se a chamar viados ao homen que se submete sexualmente a outro homem, por ter sido produzida em si uma via sexual inexistente nos machos. Obss:como dificilmente terei amparo nessa teoria, rendo-me às explicações destes comentários.

      Excluir
  6. De modo ofensivo, com referência ao pederasta passivo ou homossexual do sexo masculino, o termo é viado. Mas, em referência ao animal, é veado.

    Viado é uma redução de desviado ou transviado, assim como cine ou cinema (de cinematógrafo), moto (de motocicleta), quilo (de quilograma), pneu (de pneumático), foto (de fotografia), micro (de microcomputador), fone (de telefone), extra (de extraordinário ou extrafino), rádio (de radiodifusão, radiofonia ou radiograma), ônibus (de auto-ônibus), metrô (de metropolitano), Pelô (de Pelourinho), rebu (de rebuliço), reaça (de reacionário).

    Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss:

    veado
    Aprenda a pronunciar
    substantivo masculino
    1.
    MASTOZOOLOGIA•MAMÍFERO
    design. comum a diversos mamíferos ruminantes da fam. do cervídeos, de coloração ger. amarronzada, cornos ramificados ou simples, presentes apenas nos machos, pata com quatro dedos, pernas longas e cauda curta; suaçu.
    2.
    POR METONÍMIA•ALIMENTAÇÃO (HUMANA)
    a carne do veado us. na culinária.
    3.
    BRASILEIRISMO•BRASIL
    no jogo do bicho, o 24º grupo, que corresponde ao número do veado (o 24) e abrange as dezenas, 93, 94, 95 e 96.
    4.
    FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
    (da acp. 1) B tab. homossexual masculino.
    Veado, em referência ao animal, é sinônimo de corço e cervo, em referência ao termo ofensivo para o homossexual, gay, baitola, bicha, boiola.
    Origem
    ⊙ ETIM lat. venātus,us 'caça, produto da caça'

    ResponderExcluir
  7. O brasileiro tem o costume já antigo de reduzir, abreviar e inventar palavras. A língua está sempre mudando e recebendo novas palavra e expressões. A palavra "deletar", por exemplo, que já aparece em alguns dicionários, surgiu com o advento da informática, da palavra "delet" ( apagar, excluir). Já o termo "viado", acredito mesmo que derive da palavra "desviado", que a turma da velha geração usava para se referir aos homossexuais, também chamados de "pederastas".

    ResponderExcluir
  8. Não acho q a etimologia de Viado/Veado passe pela redução de transviado. Ela tem mesmo a ver com o cervo (tb conotado em "bicha"), pela tradicao da literatural moura-judaica nos sécs 11-13, onde a gazela é identificada com o jovem amado. Isso, por sua vez, deriva de algum salmo bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci, esta imagem literaria do cervo como jovem amado é chamada de "ghazzal", q quer dizer "gazela", um tipo delicado de cervo, uma "bicha" no portugues original.

      Excluir
    2. um exemplo: cântico dos cânticos 8:14: Venha depressa, meu amado, e seja como uma gazela, ou como um cervo novo saltando sobre os montes cobertos de especiarias.

      Excluir